Aço inoxidável, latão niquelado e termoplástico: benefícios de cada um dos materiais de prensa-cabos

Aço inoxidável, latão niquelado e termoplástico: benefícios de cada um dos materiais de prensa-cabos

Os prensa-cabos são dispositivos de uso massivo, graças à sua função de prender e fixar cabos e fios de diferentes tamanhos e diâmetros. Eles podem ser aplicados em diversos projetos e, para isso, são fabricados com materiais distintos, sendo os principais: aço inoxidável, latão niquelado e termoplástico. Mas você sabia que existem benefícios e diferenças entre os materiais de prensa-cabos?

Quais são os benefícios e diferenças entre os materiais de prensa-cabos?

Os prensa-cabos são projetados para permitir a entrada de fios em equipamentos ou componentes elétricos. O seu uso é muito importante não só em termos de segurança elétrica, mas também para ajudar a melhorar a integridade elétrica e mecânica de um cabo, bem como seu desempenho geral.

Esses dispositivos estão disponíveis em vários tipos e, sim, existem benefícios e diferenças entre os materiais de prensa-cabos. A seguir, você confere quais são:

Termoplástico auto-extinguível

O termoplástico auto-extinguível é um material conhecido por sua versatilidade e reciclabilidade. Ele oferece vários benefícios de desempenho e excelentes propriedades, incluindo alta resistência, leveza, fácil flexibilidade e custos de processamento relativamente baixos. Além disso, pode ser remodelado e reciclado sem afetar negativamente as suas propriedades físicas. 

Assim, uma das principais vantagens do termoplástico é sua ampla gama de aplicações. Afinal, pode servir para aplicações de baixa tensão ou usados em peças mecânicas de alta tensão. Isso se deve graças à sua capacidade de resistir a materiais e ambientes corrosivos. 

Dessa forma, o termoplástico auto-extinguível é muito utilizado por diversos motivos, como, por exemplo, para reduzir os riscos de incêndio em aplicações elétricas e eletrônicas. Como resultado, componentes como os prensa-cabos termoplásticos podem ser projetados com alta precisão e um ótimo custo-benefício, e utilizados com a máxima segurança e confiabilidade.

Aço inoxidável

O aço inoxidável é conhecido por sua resistência à corrosão, cujo grau depende de quanto de cromo ele contém. Trata-se de um material fácil de trabalhar, sustentável, que requer pouca manutenção e com boa resistência ao calor e às oscilações de temperatura. Os seus muitos benefícios exclusivos o tornam um excelente candidato para a fabricação de prensa-cabos.

O resultado é um prensa-cabo de aço inoxidável robusto, de alta qualidade, durável e extremamente adequado para uso industrial. A sua aparência estética também é notável, com uma superfície brilhante, moderna e de fácil manutenção.

Latão niquelado

O latão é uma liga versátil constituída principalmente por zinco e cobre. É um material que possui várias vantagens, como, por exemplo: é acessível, de baixo atrito e altamente usinável, além de manter um bom calor e condutividade elétrica. O revestimento de níquel é um tratamento de superfície que melhora a resistência à corrosão e a durabilidade do componente ao longo do tempo.

Assim, uma aplicação bastante comum do latão niquelado é na fabricação de prensa-cabos. Isso porque esses dispositivos precisam ter uma resistência superior, mesmo em ambientes difíceis e particularmente agressivos. 

Os benefícios dos prensa-cabos de latão niquelado, então, incluem propriedade anticorrosiva, condutividade térmica, versatilidade, excelente durabilidade e um ótimo custo-benefício.

Procurando prensa-cabos? Conte com a Kraus-Muller!

Agora que você já sabe os benefícios e diferenças entre os materiais de prensa-cabos, conheça a linha de produtos Kraus-Muller! Com mais de 20 anos de experiência, nós temos o compromisso de oferecer componentes elétricos de alta qualidade aos nossos clientes. Entre em contato e solicite um orçamento!

Olá!
Deixe o seu contato, retornaremos para você!

Nós Te Ligamos Deixe seu número para receber uma ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Agendar Ligação

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

Deixe uma Mensagem

Um total de 5 pessoas já preencheram este formulário

LIGAR