A importância dos graus de proteção IP dos prensa-cabos

A maior causa de falha de equipamento elétrico e de muitos acidentes é a entrada de água, umidade e poeira, que podem resultar em curto circuitos e corrosão. Pensando nisso, todos os prensa-cabos da Linha Kraus-Muller são fornecidos com uma classificação IP, que se refere ao nível de eficácia da vedação conforme definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC).

O que é a classificação IP dos prensa-cabos?

As classificações IP, de proteção contra o ingresso de sólidos ou poeira, são parte de um padrão internacional usado ​​para classificar o grau de proteção ou eficácia de vedação de invólucros elétricos contra a entrada de objetos, água ou poeira. Também classifica como é fácil o contato acidental, isto é, para os indivíduos acessarem as peças potencialmente perigosas.

É importante observar, no entanto, que os graus de proteção IP dos prensa-cabos estão relacionados à vedação externa do dispositivo, onde o próprio cabo é conectado a ele. Ou seja, não está relacionada à proteção oferecida ao equipamento ou à entrada do gabinete. 

Dito isso, as classificações são definidas no IEC 60529 e, normalmente, são mostradas nos prensa-cabos com as letras “IP” seguidas por 2 números. Em outros produtos, também pode ter uma letra opcional e é possível apresentar até 4 caracteres. Mas, de maneira geral, esses dois primeiros dígitos indicam:

Primeiro dígito: proteção contra a entrada de sólidos

O primeiro dígito após o IP indica o nível de proteção do equipamento fechado contra a entrada de objetos estranhos sólidos e contra o acesso de pessoas a peças perigosas, como condutores elétricos. Ele é classificado em uma escala de 0 (sem proteção) a 6 (sem entrada de poeira).

Segundo dígito: proteção contra umidade e a entrada de líquidos

Por sua vez, o segundo dígito após o IP na classificação mostra o nível de proteção do equipamento contra a entrada de água. Ele usa uma escala de 0 (sem proteção) a 9 (água quente em alta pressão de diferentes ângulos).

Por que isso é importante?

Em muitos projetos, a instalação elétrica é feita ​​em ambientes onde é exposta a líquidos e objetos sólidos. Justamente por esse motivo, é de vital importância manter uma boa vedação ao instalar um prensa-cabo, a fim de tornar segura a sua instalação. 

Isso é ideal para evitar diversos tipos de acidentes, sobretudo porque além de proteger o equipamento contra a entrada de partículas, também protegerá uma pessoa de perigos potenciais dentro desse invólucro.

Conte com a Kraus-Muller!

Para ajudar a tornar a sua instalação elétrica mais segura, a Linha Kraus-Muller de prensa-cabos possui grau de proteção IP 68. Isso indica que o dispositivo é à prova de poeiras, com proteção completa contra a entrada ou contato de partículas sólidas. 

Além de significar que o dispositivo está hermeticamente fechado e protegido contra submersão completa na água. Assim, deve resistir, sem qualquer filtração, à imersão total e contínua além de 1m de profundidade.

Como resultado, a classificação IP 68 garante um alto nível de proteção e durabilidade ao longo do tempo aos nossos prensa-cabos. Por isso, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso!

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
ENTRE EM CONTATO
PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?